Dark Light

Respuesta a: Noticias sobre Vehículos Industriales

INICIO FOROS NOVEDADES Actualidad del motor Noticias sobre Vehículos Industriales Respuesta a: Noticias sobre Vehículos Industriales

Avatar de pedro carvalho

    China forma consórcio de baterias de estado sólido com CATL, BYD, Nio, CALB e outros.

    O consórcio quer construir uma cadeia de abastecimento de baterias de estado sólido até 2030.

    A China já lidera a indústria de baterias e procura agora estabelecer-se como um rolo compressor de baterias de estado sólido, criando um enorme consórcio de grandes fabricantes de baterias, investigadores e funcionários governamentais.

    O consórcio, apelidado de Plataforma de Inovação Colaborativa de Baterias de Estado Sólido da China (CASIP), inclui CATL, FinDreams Battery, braço de baterias da BYD, CALB, Svolt Energy Technology, EVE Energy e Gotion High-tech, bem como as montadoras Nio e BYD. . Estas empresas representam seis dos 10 maiores fabricantes de baterias automóveis a nível mundial e outros fabricantes de automóveis chineses estatais não especificados também estarão envolvidos.

    O objetivo é construir uma cadeia de abastecimento de baterias de estado sólido até 2030. Além disso, o CASIP trabalhará em pesquisa básica, tecnologias-chave e no desenvolvimento e fabricação conjunta de veículos elétricos com baterias de estado sólido. Vários membros importantes do governo também estão envolvidos, incluindo o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Comissão de Supervisão e Administração de Ativos do Conselho de Estado e a Administração Nacional de Energia.

    Ao discursar num evento para celebrar o lançamento do consórcio, o vice-presidente da Comissão de Assuntos Económicos da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Miao Wei, disse que “a proporção de veículos de novas energias em relação às vendas de automóveis novos será mais da metade até 2025 ou 2026” e “devemos aproveitar a vantagem de ter um grande mercado para veículos de novas energias para realizar a industrialização precoce de baterias totalmente de estado sólido”.

    A linha de estrelas de fabricantes de baterias e montadoras travará uma batalha com a Toyota. Nikkei Asia relata que a empresa japonesa possui mais de 1.300 patentes para baterias de estado sólido, enquanto as empresas chinesas têm menos de 100 juntas. A Toyota fez parceria com a refinaria de petróleo Idemitsu Kosan e quer comercializar baterias de estado sólido em 2027 e 2028 antes de atingir a produção em massa em grande escala.